Projeto: Schuchovski Arquitetura
Fotos: Eduardo Macarios
Este projeto na Praia Brava, assinado pelo escritório Schuchovski Arquitetura, foi concebido para uma família em busca de um novo estilo de vida na cidade portuária de Itajaí – SC. Uma atmosfera de pertencimento e identidade, uma vista panorâmica do mar, elementos de brasilidade e uma construção ecofriendly. Estes detalhes foram algumas das premissas do projeto, executado pela Construtora e Incorporadora Greenwood.
O local fica em meio a um morro de mata Atlântica, no condomínio horizontal Bravíssima Private Residence, criteriosamente selecionado para o projeto, em uma das mais privilegiadas vistas para o mar. O cuidado de uma inserção delicada da arquitetura resultou em uma implantação que seguiu os desafios da topografia extremamente acidentada e do ângulo fechado na esquina em que as duas frentes do terreno se encontram – justamente o ponto de visual mais alto do local, com uma bela vista panorâmica. Foi desenvolvida uma arquitetura de impacto visual imponente para a fachada, trazendo o elemento do vidro e a ousadia da linha vertical para demarcar o acesso principal e dialogar com a pureza das linhas horizontais, enaltecidas no desenho do projeto.
Em resposta ao desafio de ocupar o bico do terreno, desenhamos a piscina que se solta para dar espaço a um belo jardim abaixo. O balanço da piscina, promovido pela estrutura incomum e surpreendente de um único ponto de fixação, recebe uma lapidação paramétrica executada em limestone.
As amplas áreas de convivência, integradas com o entorno, oferecem sensações de acolhimento e bem-estar, por seus visuais encantadores e diferentes: a vista para a praia, para a mata preservada ao redor e a cidade ao fundo.
A mistura de materiais e cores influenciaram positivamente para a valorização da brasilidade, além da pluralidade de referências dos moradores, vivenciadas em diversas viagens pelo mundo. Na arquitetura, o projeto se preocupa em atender as necessidades de seus proprietários, mesclando seus estilos de viver e pensar.
O que faz deste projeto único é uma arquitetura inserida em uma pluralidade de visuais: a cidade, o morro, a praia, o mar e a Mata Atlântica preservada. Tirando partido deste entorno, a área de convivência principal foi posicionada na ponta do terreno, que detém o visual panorâmico, para então iniciar a lapidação do bloco inicial: a piscina, que faz alusão a um grande barco com casco assimétrico, solta do terreno e viabilizada por meio de uma estrutura protendida, surpreende por ter um único ponto de fixação.
Elementos de construção, como os beirais, o telhado verde e a fachada ventilada maximizam o impacto no resultado do conforto térmico e solar. Os painéis fotovoltaicos e as baterias de armazenamento garantem uma casa autossuficiente do ponto de vista energético.