Tons Neutros
Definem lar contemporâneo
Projeto: archi [lab]
Fotos: Mateus Passos
Para projetar o apartamento de 130m², localizado no Edifício Fernando Pessoa, em Londrina, as arquitetas Maira Rossi e Karen Felix – do escritório archi [lab] – escolheram uma paleta de tons neutros com um layout alinhado aos anseios da proprietária.
O desejo maior da cliente era que o layout permitisse ter ambientes amplos e integrados para receber familiares e amigos. Assim, a predominância dos matizes claros, contribuiu para essa finalidade.
Para que o projeto refletisse a personalidade da proprietária, as arquitetas tiveram como desafio dar um novo uso a peças e móveis existentes clássicos, de herança familiar, e harmonizá-los com a nova proposta estética, de linguagem moderna e atemporal.
A partir de uma seleção feita junto à cliente, peças como a mesa de jantar, o lustre de cristais, a cabeceira entalhada, a cômoda bombê e a poltrona da suíte master, foram restauradas e atualizadas, ganhando destaque especial no projeto.
A parte social, que compreende uma área de 50 m², está dividida em hall de entrada, lavabo, living e sala de jantar. O living ganhou um projeto de marcenaria onde materiais como a laca acetinada e madeira freijó se misturam, com a predominância de linhas retas que ganham destaque com a iluminação indireta.
Nas paredes, um tom cinza emoldura o conjunto do mobiliário, acessórios e obras de arte escolhidos pelas arquitetas. Para fugir da monotonia, alguns detalhes ganharam um toque da cor preferida da cliente, o azul turquesa.
Nos ambientes íntimos, conforto foi a palavra de ordem. Para isso, cada centímetro foi aproveitado através do desenho de um mobiliário inteligente, de forma a garantir o máximo de comodidade aos moradores. No décor, móveis de linhas retas garantem ambientes aconchegantes e sem excessos, pontuados pelos tons cinza, bege e preto. Nas paredes e cabeceiras, texturas como a laca brilhante, linho e seda complementam os espaços, criando uma atmosfera de harmonia e conforto.