Renovação
Projeto: ZIZ Arquitetura
Fotos: Jean Oliveira
Após morarem anos fora, em países como Suíça e China, os proprietários dessa residência, um casal formado por uma brasileira e um luso-suíço, resolveram se fixar em Londrina para assim conseguirem criar os dois filhos mais tranquilamente, longe dos grandes centros. Para tanto, após muita procura, escolheram uma casa em condomínio próximo à escola e demais serviços. Como a casa não atendia aos anseios da família, seria necessário uma reforma radical, tanto interna como externa.
O desejo por mais integração entre os espaços, limpeza visual, utilização de materiais de fácil manutenção, assim como mais privacidade em relação a rua, permeou o projeto. E definiu uma reforma radical, que colocou abaixo cozinha, living, hall, lavabos, bem como churrasqueira, que se tornou um jantar gourmet. Janelas foram fechadas, paredes criadas, brises em madeira e elementos vazados de concreto foram utilizados para vedar as vistas externas da casa, que anteriormente se abria para a rua do condomínio. Todo o piso de mármore travertino foi recoberto por cimento polimérico (Cement Design), dando unidade aos ambientes e um visual mais cosmopolita a casa. “Adoramos este piso, tínhamos em nosso apartamento em Zurick”, comenta a proprietária. Este mesmo acabamento foi utilizado extensivamente no hall e lavabo, onde piso, parede e teto foram revestidos. “Dessa forma, conseguimos um visual mais contemporâneo e dramático na entrada, fugindo da idéia de hall decoradinho. Queríamos que o hall tivesse quase um aspecto de bunker”, comentam os arquitetos da ZIZ, que revestiram até as portas em cimento.
Para manter a unidade visual pretendida, paredes foram revestidas com painel de madeira, dando também mais aconchego ao espaço e um destaque com o cinza do cimento. Neste painel encontram-se armários e equipamentos eletrônicos que visualmente não precisam aparecer no espaço. A lareira convencional a lenha, foi substituída por uma a bio- combustível, mantendo assim nos dias frios as lembranças do tempo que viveram na Suíça. Logo ao fundo uma mesa de bilhar em laca azul, confeccionada exclusivamente para os proprietários domina o ambiente e define uma área de jogos, fazendo a transição para o espaço gourmet, onde a churrasqueira a gás, fica embutida dentro de um nicho em aço inox. Na frente, abas em silestone branco escondem a área de trabalho de quem está sentado na mesa em laca branca pontuada por pendentes Tom Dixon. Portas generosas em vidro, fazem a conexão com o pátio de lazer, onde piscina, paisagismo e um grande deck em cumaru, abraçam a casa e chamam para o convívio, fazendo com que cada ambiente seja aproveitado intensamente pela família, promovendo o encontro cotidiano.