Casa da Mata
Projeto: Neoarch Arquitetura
Fotos: Elizeo Garcia Junior + Edsley Saito ( foto capa )
Esta casa foi pensada para atender a um jovem casal recém-chegado a Londrina, que nos finais de semana volta para o interior, onde mora sua família.
O terreno, com acentuado declive e mata de preservação, delineou as premissas para a implantação da casa. A construção possui 310m², contemplando três suítes, área de lazer com piscina, spa e sauna. A área de varanda e sacada é ampla, com vista para uma reserva de mata nativa de mais de 2 milhões de m².
A temperatura na área onde foi construída a casa varia de 4 a 5°C a menos do que no centro de Londrina. Ou seja, num dia de inverno de 5°C na cidade, quem estiver lá enfrentará 0°C, por isso essas varandas tem fechamento em vidro com sistema ‘screen glass’ para garantir conforto térmico no inverno, sem perder a vista e integração com o verde. E claro, uma lareira no living principal também garante uma casa aconchegante.
No verão as temperaturas sempre amenas garantem uma casa fresca e arejada com a mínima necessidade de uso de ar-condicionado.
Iluminação natural
A iluminação natural também foi amplamente estudada e levada em consideração para que, durante o dia, não haja necessidade de se acender luzes em nenhum dos cômodos da casa.
Portas e janelas têm esquadrias com persianas integradas e automatizadas, que garantem o controle rápido e simples da incidência de luz nos quartos e ‘home theater’.
À noite, a casa ganha uma iluminação especial cheia de nuances de luz e sombras, que valorizam as formas e volumes de sua arquitetura.
Para a parte externa, o pedido dos clientes foi uma casa com linhas contemporâneas, onde todas as fachadas tivessem a mesma importância.
Refrigeração
Na residência, os aparelhos de ar-condicionado estão
escondidos em uma laje técnica, assim como a caixa d’água, que desaparece no jogo de volumes e texturas.
Para brincarmos com estas texturas foram escolhidos materiais naturais como pedra e madeira, estrategicamente posicionadas para que não tivessem a ação do tempo agindo diretamente, garantindo assim uma melhor manutenção.
Por ser vizinha da mata, o paisagismo não compete com a mesma, apenas pontua os espaços se mimetizando com a paisagem.