Designer – Ingo Maurer
O poeta da luz
Nascido em 1952, o alemão Ingo Maurer estudou tipografia, e aos 22 anos se interessou pelo design gráfico. Depois de formado, viajou para os Estados Unidos, onde estagiou em Nova York e São Francisco. Seu retorno para a Europa aconteceu em 1963, quando aportou na cidade de Munique. Três anos mais tarde, em 66, inaugurou o estúdio “Design M”, que tempos depois passou a se chamar Ingo Maurer GmbH. Foi quando criou o seu primeiro artefato luminotécnico, batizado de “bulb”. Ele agora tem mais de 80 luminárias em sua produção, quase todas elas projetadas e fabricadas em seu escritório.
A partir dali, o “Poeta da Luz”, como ficou conhecido, deu início à série de esculturas luminosas que seriam sua marca registrada. Seus projetos têm evoluído desde as primeiras exposições em feiras, festas e instalações especiais de iluminação de sua autoria. Maurer assume a concepção da iluminação, bem como todo o planejamento dos projetos. Além da venda regular de seus produtos, existem os desafios que lhe é imposto muitas vezes. Os resultados são verdadeiras obras de artes em forma de iluminação, algo revigorante e inspirador, tanto para as pessoas envolvidas, para os espaços que recebem esse magnifico trabalho, quanto para o público que tem o privilégio de conferir de perto.
Por seu trabalho quase que artístico, Maurer consegue de forma ilustre valorizar um ambiente, pois, por mais sofisticado que ele seja, só vai se mostrar tão belo quanto se a iluminação estiver na mesma sintonia.
Seus trabalhos são pautados pela essência da luz e da tecnologia, arrematados pela estética e pela funcionalidade, predicados que são vistos em instalações como o Snowflake, concebido em plena 5ª Avenida nova-iorquina, a pedido da UNICEF, com 7 metros de diâmetro, 1500 quilos, 16 mil cristais Baccarat e 300 leds.
Não à toa, seu portfólio atravessou fronteiras, foi inserido na agenda permanente de exposições do MoMa e do National Design Museu de NY, e chegou a 120 endereços ao redor do globo, dos Estados Unidos a Barcelona, de Pequim a São Paulo na loja FAS. Entre suas peças mais conhecidas estão Lucellino (1992), Porca Miseria (1994), Zettel’z (1997) e Birdie’s Ring (2013).