Fundação Louis Vuitton
Fotos: Iwan Baan e Todd Eberle
A fundação Louis Vuitton atrai turistas do mundo inteiro tanto pela sua arquitetura espetacular como pelas obras que acolhe. O espaço de 11.700 m² em Bois de Boulogne, na França, foi projetado pelo renomado arquiteto canadense naturalizado americano Frank Gehry. O Museu de Arte Contemporânea localiza-se em um belíssimo jardim à beira de um grande espelho d’água, de onde sai a estrutura dos blocos, conhecidos como ‘icebergs’ pela sua pintura branca, e cobertura em forma de velas.
A cobertura é o grande diferencial do projeto, onde estruturas em vigas de madeira com coberturas translúcidas trazem movimento e interatividade com a área externa. Próximo ao hall de entrada encontra-se a livraria e o restaurante, além de um espaço multifuncional, que pode ser utilizado como auditório com capacidade para 350 pessoas.
Na galeria interior do edifício, o visitante pode apreciar as pitorescas vistas dos jardins que a cobertura permite exibir. O desenho do edifício, com certeza, é o destaque desse projeto, que além de belo, também é sustentável, já que a água da chuva pode ser captada pelo desenho de sua cobertura.