Prazer Design – Poltrona Wassily
Por BAAZ Arquitetos
Projetada entre os anos de 1925 e 1926 sob o nome de “cadeira modelo B3”, a poltrona Wassily – do arquiteto e designer húngaro Marcel Breuer – mantem até os dias de hoje a elegância e atrevimento característicos das peças criadas no início do século XX na escola de artes alemã Bauhaus.
Segundo se diz, o ponto de partida para o desenho de Breuer foram os guidões de sua bicicleta Adler, desenvolvidos graças à evolução da indústria siderúrgica na Alemanha dos anos 1920, que permitiu o trabalho de dobras com o aço tubular.
Inicialmente criada para ocupar halls e circulações da própria escola Bauhaus, em Dessau, a peça de Breuer chamaria a atenção de seu amigo e companheiro acadêmico, o pintor russo Wassily Kandinsky, que encomendou réplicas da peça original para seu atelier. E, mais tarde, seria homenageado dando nome à poltrona.
Marco do início de um novo período para a história do design, a poltrona Wassily se mantém atual e relevante, como é mérito de um clássico do desenho modernista de mobiliário.