Mannaia Bar e Forneria
Projeto: STUDIO NA:ESCALA
Fotos: Jefferson Ohara
As arquitetas Camila Farias, Juliana Rodelli e Nádia Borlina, do STUDIO NA:ESCALA, foram convidadas para realizar o projeto do Mannaia Bar e Forneria, localizado num dos ambientes mais badalados de Maringá, o Mercadão Municipal. Desde o inicio, a peça chave, sempre pontuada pelos proprietários, era a união das pessoas ao redor da comida, apreciando a companhia e o ambiente.
No briefing do projeto, então, surgiu a ideia da mesa compartilhada em formato “L”, com banquetas altas em metal e couro, bem no centro do salão. A mesa feita em Mármore Nero Marquina, junto aos sofás captonê e ao grande painel metálico colorido, feito por um artista de Maringá, trouxeram o toque de sofisticação em meio ao concreto bruto das vigas e balcões. A brutalidade do balcão em concreto é complementada pela rusticidade do gabião, feito em pedra portuguesa ‘petit pavet’ e tela metálica preta.
A iluminação tem um destaque especial também neste projeto, tanto para os detalhes em fita em LED no balcão e bar de bebidas, quanto para o desenho no teto, feito em eletrodutos metálicos, finalizando em várias lâmpadas de filamento amarelas.
O mobiliário resumido em perfis, telas metálicas e madeira, possibilitou a total atenção para as cadeiras e poltronas. A destacada cor verde e o espaldar alto das poltronas de corda sintética, fizeram com que elas se tornassem as queridinhas dos clientes, além dos sofás super confortáveis.
As cores foram fundamentais para elevar o ambiente a um dos bares mais atraentes da cidade. Há cores nas poltronas, sofás, painel decorativo e grafite. Este último, também feito por um artista da cidade, se funde ao cimento e tijolinhos das paredes, remetendo aos grafites urbanos feitos em muros e fábricas abandonadas.
O resultado? Bom, o resultado ficou maravilhosamente impactante. Essa mistura de estilo rústico e industrial com o sofisticado, gera um efeito muito interessante no ambiente. O primeiro nos remete a descontração, quebrando a monotonia de ambientes sérios que, normalmente, possuem materiais óbvios. E o segundo proporciona o conforto e aconchego tão desejados por quem frequenta ambientes como esta forneria em Maringá.