Bourbon Cambará
Projeto Côrtes Arquitetura
Fotos: R.R Rufino
Uma empresa de arquitetura que vai de A a Z atuando desde 1985, a Côrtes Arquitetura, procurando a excelência no propósito do design, criou o Bourbon Cambará Hotel com um clássico contemporâneo que mescla a tradição da hospedagem com a acessibilidade arquitetônica.
O prédio tem dez pavimentos e 80 suítes de aproximadamente 23m², todos solucionados em design especifico de mobiliário, inovação e integração. Com aproximadamente 5.500m², o hotel é equipado com uma sala de reuniões com capacidade para 300 pessoas, que possui pé direito de 4,45m e se subdivide em duas salas, com acústica preservada.
Álvaro Côrtes e Bárbara Côrtes são os arquitetos responsáveis pela criação original de todos os detalhes da obra. Especializados em hotelaria, a dupla desenvolveu o restaurante, o lobby e varanda belvedere com integração visual à principal praça da cidade, onde se localiza o empreendimento. O terreno escolhido é especial, pois está no centro da cidade e assim contribui para que a construção tem a característica de edificação mais alta de Cambará.
Com criatividade de pensamento, o hotel conta também com estrutura de fitness para executivos, lavanderia, cozinha e apoio de back, tomando a obra autossuficiente.
Neste projeto, a Côrtes Arquitetura comunica com muita clareza os objetivos funcionais de uma estrutura hoteleira – que se unindo à experiência da rede Bourbon -, desenvolve projetos originais desde 1990. Está inteligência define inclusive a porcentagem de unidades habitacionais com duas camas de 1,50m, ampliando o atendimento ao público, de diversos segmentos.
O responsável pelo cálculo estrutural e coordenação de execução desta obra foi o engenheiro Marcio Queiroz e o projeto luminotécnico pelo arquiteto José Henrique Fernandes.