Arquitetos e Urbanistas discutiram Espaço e Democracia no CBA
Fotos: Divulgação/CBA
O 21º Congresso Brasileiro de Arquitetos, realizado em outubro, em Porto Alegre, encerrou suas atividades com mais de 700 profissionais lotando o auditório da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. O evento, fiel ao seu tema “Espaço e Democracia”, levou arquitetos, estudantes e interessados a ocupar praças, universidades, monumentos e equipamentos culturais em toda a capital gaúcha. As 2.500 pessoas que participaram do 21º CBA circularam por diferentes pontos da cidade, participando de palestras, debates, oficinas, minicursos, exposições e atividades culturais.
O Congresso foi aberto ao público da cidade por meio de exposições e palcos de debates na Praça da Alfândega, no Centro Histórico de Porto Alegre. A realização é do Instituto de Arquitetos do Brasil, com co-realização do CAU/BR e do CAU/RS. “As pessoas se apaixonaram pela proposta e isso fez toda a diferença”, disse o presidente do IAB-RS, Rafael Passos, que coordenou o evento.
A Plenária Final do evento contou com homenagens a importantes nomes da Arquitetura e Urbanismo e grandes expectativas para o 27º Congresso Mundial de Arquitetos (UIA2020RIO). A Carta da Cidade de Porto Alegre, documento oficial do 21º CBA, onde o Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB) apresenta uma série de pautas e propostas sobre os desafios que os arquitetos e urbanistas enfrentam no início do século XXI. O documento lido pelo presidente do IAB, Nivaldo Andrade, traz temas como:
Exigir a integração das políticas públicas de habitação, saneamento, mobilidade e
equipamentos sociais;
Incentivar a Assistência Técnica em Habitação de Interesse Social
Monitorar a produção habitacional e a produção de espaços públicos refletidos na Nova Agenda Urbana e nos objetivos do desenvolvimento sustentável;
Reafirmar o planejamento territorial como fator de inclusão democrática e participativa;
Reafirmar a atuação do arquiteto e urbanista no projeto e na construção de espaços e na conciliação dos interesses dos diversos atores sociais e destes com o poder público.