Edifício Touring, no Rio, vai virar cetro gastronômico em 2020
Por: Aurélio Cardoso
O Edifício Touring, na Praça Mauá, na região portuária do Rio de Janeiro, será transformado em um mercado gastronômico. As obras do Mercado do Porto, que terá 22 restaurantes, devem começar em janeiro, e a inauguração está prevista para setembro de 2020. Com investimentos de R$ 45 milhões e inspirado no famoso mercado da Ribeira, em Lisboa, o centro gastronômico deve gerar mil empregos.
O prédio recebeu recentemente a edição carioca da Casa Cor. Construído em 1920 e inaugurado seis anos depois, o Touring é um prédio em estilo eclético, com elementos do art-déco, projetado pelo arquiteto francês Joseph Gire, mesmo que assinou o projeto do Copacabana Palace. A área total, que soma 6 mil metros quadrados, tem capacidade para cinco mil pessoas e será ocupada por 20 restaurantes fixos.
O Mercado do Porto Carioca será tocado pelo Grupo BestFork Experience, do empresário Marcelo Torres (rede Giuseppe, Xian, Nolita, Laguiole Lab e BarMAM). Além dos 20 restaurantes de variados estilos, terá açougue, Beer Garden com cervejas artesanais, bares com coquetelaria, estúdio de tatuagem, espaço de eventos e ambiente educacional de gastronomia e hospitalidade.
Marcelo Torres, empresário à frente do BestFork Experience, responsável pelo projeto, explica que a decisão de investir na região portuária é estratégica. “Acreditamos que o Porto vai acontecer, é um vetor de crescimento. O empreendimento terá semelhanças com o Mercado da Ribeira, em Lisboa, e o Mercado de São Miguel, em Madrid. O negócio segue a tendência mundial de revitalização de áreas históricas com a introdução de gastronomia A gastronomia será a nossa âncora, mas a ideia vai muito além. Queremos dar ao Mercado do Porto Carioca um clima de festival constante”. (com Diário do Porto)