Templo no Chile é eleito edifício do ano em prêmio internacional
Por: Aurélio Cardoso
Fotos: Hariri Pontarini Architects/Divulgação
Promovido pelo Royal Architectural Institute of Canada (RAIC), o prêmio RAIC existe desde 2013 e se propõe a reconhecer uma obra “transformadora em seu contexto social e expressiva dos valores humanísticos de justiça, respeito, igualdade e inclusão.” Este ano, um projeto grandioso que desde 2016 chama atenção em Santiago, no Chile, acaba de receber reconhecimento internacional e levou a premiação de 100 mil dólares canadenses – o Templo Baha’i of South America, projetado pelo escritório Hariri Pontarini Architects. O prédio foi pensado para simbolizar a paz e, desde a inauguração, já recebeu 1,4 milhão de visitantes.
A construção é composta por nove asas, que formam um óculo no topo. Toda a estrutura é feita de painéis de vidro fundido na parte externa. Esse material levou, de acordo com os realizadores, quatro anos para ser elaborado pelas mãos de um artesão canadense. O interior do templo é coberto por mármore translúcido de origem portuguesa. Os bancos de madeira, têm design que convida as pessoas a estarem próximas.
Na justificativa, o júri apontou que “o edifício usa uma linguagem de espaço e luz, forma e materiais, para expressar uma interpretação da filosofia e do ensino Bahá’ís que se torna universalmente acessível como uma experiência espiritual e emocional.”
O Templo Bahá’í usa a luz por sua inspiração espiritual e de design. Situado no sopé dos Andes, na fronteira com a metrópole de Santiago, Chile, representa o último dos oito templos continentais encomendados pela Comunidade Bahá’í. Seus nove véus de vidro monumentais emolduram um espaço de culto aberto e acessível, onde podem ser acomodados até 600 visitantes. Olhando para o óculo central no ápice da cúpula, os visitantes experimentarão uma transferência fascinante de luz do exterior do vidro fundido para o interior de mármore português translúcido. Ao pôr do sol, a luz capturada dentro do domo muda de branco para prateado para ocre e púrpura.