Empresa japonesa planeja a construção do maior edifício de madeira do mundo
Por: Aurélio Cardoso
Fotos: Sumitomo Forestry Co/Divulgação
A empresa japonesa Sumitomo Forestry Co foi fundada no já longínquo ano de 1691. Tanto tempo de atividade garantiu que a empresa se planejasse com muita antecedência. Já prevendo seu 350º aniversário, a ser comemorado em 2041, anunciou a construção de um novo edifício, com 350 metros de altura e 70 andares, mas com um detalhe: ele será quase todo construído em madeira.
O uso de madeira em construções japonesas não chega a ser uma novidade. Desde 2010 uma lei determina que todo novo prédio público com até três andares precisa ser construído com o material. Mas nada, porém, chega perto da grandiosidade do projeto batizado de W350.
O edifício se tornará o maior construído em madeira do mundo com certa folga. Até o momento, o título está com uma residência estudantil concluída no final de 2017 em Vancouver, no Canadá, com 50 metros de altura — 200 metros a menos que o arranha-céu japonês.
Segundo o projeto, serão 455 mil metros quadrados de área construída, demandando um total de 185 mil metros cúbicos de madeira. Apenas 10% do prédio será de aço. Colunas, vigas e braçadeiras serão compostos de um híbrido dos dois materiais, com capacidade de suportar os abalos sísmicos comuns na capital japonesa.