Museu Cais do Sertão
Por: Daiana Freitas
Fotos: Nelson Kon
O Governo do Estado de Pernambuco destinou para a construção do Museu Cais do Sertão, armazéns do antigo Porto do Recife, um conjunto situado à beira-mar, próximo ao Marco Zero da cidade, tombado como patrimônio histórico nacional. A ideia era manter os antigos galpões do porto, mas lhes dando novas funções, já que o terminal nesta área não está mais em funcionamento.
O escritório Brasil Arquitetura assinou o projeto que aproveitou um antigo barracão com cerca de 2.500m em anexo a um novo edifício de 5.000m , criando um complexo que se destaca em meio ao entorno, transformando o local em um novo marco urbano na paisagem da cidade.
A ideia do Museu é difundir a cultura do Sertão Nordestino nas áreas beira-mar e urbanizadas da metrópole. Sua paisagem, o clima, biodiversidade, as tradições, artes, crenças e música são visivelmente identificadas no edifício. A estrutura de 65 metros de vão livre feita em concreto armado ajuda a criar uma grande praça coberta com vista para o mar. A escolha do concreto pigmentado de amarelo ocre representa a cor quente do solo do Agreste e os fechamentos em uma trama que remete ao cobogó, elemento arquitetônico comum nas construções de Recife, dando vida à edificação.
O Museu Cais do Sertão vem mostrar a todos os brasileiros o universo fantástico da cultura sertaneja e seu edifício proporciona aos visitantes uma experiência acolhedora, afetivamente e intelectualmente. “Um lugar de gentileza urbana”, como a equipe da Brasil Arquitetura gosta de descrever.