Marina da Farola
Fotos: Nicolás Pinzón
Málaga, na Espanha, é uma cidade litorânea conhecida por suas praias e atividades portuárias. Como forma de resgatar essa relação da cidade com sua região portuária, foi criado um novo projeto de intervenção de usos para a Doca Uno, afim de torná-la mais atrativa para os habitantes e visitantes da cidade.
O escritório L35 assinou o projeto que possui área superior a 55 mil metros quadrados. A ideia inicial foi trabalhar o espaço em dois níveis, já que devido a longa distância, a topografia do terreno em cada extremidade possuía grande diferença de nível. Na parte inferior, criou- se um passeio comercial, que trouxe opções e atrativos para a região, ao nível da doca e na parte superior, há um longo passeio com vista para o mar.
Na esquina da Doca Uno fica o Centro Cultural e sem dúvida, trata- se da edificação mais característica do conjunto, com uma plástica diferenciada, que se destaca em meio ao entorno. Um envoltório multicolorido reveste a edificação e até mesmo a cobertura, usando o conceito de quinta fachada, tão importante para atualidade.
A partir do Centro Cultural, uma linha de quiosques, restaurantes e lojas servem de atrativo e equipamento para o público, que tem uma vista estonteante do oceano. No fim do percurso encontra-se o farol restaurado que também faz parte do complexo. O piso superior foi dedicado a um local com espaços naturais e vegetação, ideal para praticar atividades e curtir a família percorrendo a orla.
E assim, entre mirantes e jardins, o morador da cidade e os visitantes desfrutam de um novo equipamento urbano, que vem para solidificar ainda mais a interação da cidade com sua orla.