JD das Perdizes
Projeto: Lucilla Mesquita Interiores
Fotos: João Paulo de Oliveira
O sonho da cliente sempre foi ter um apartamento 100% do seu jeito. Quando decidiu mudar para o empreendimento Jardim das Perdizes chamou a arquiteta Lucilla Mesquita para participar desse sonho com a família.
Na mudança de um apartamento menor para esse maior de 108m², o objetivo era ter uma área social ampla para receber amigos, já que a família adora fazer.
O apartamento foi 100% reformado. O piso foi trocado por um de madeira, que dá muito aconchego ao ambiente.
O estilo que predomina é o contemporâneo, com mescla de elementos clássicos e rústicos.
Um dos desafios foi criar mais um banheiro para que o filho tivesse um exclusivo. O banheiro dele também é usado como lavado.
Um dos desejos da cliente era ter um closet. Para resolver a falta de espaço, as paredes de alvenaria que dividiam a área íntima do living deram lugar a um grande volume de marcenaria.
O quarto do filho, originalmente era uma suíte. A porta do banheiro foi alterada para o corredor, assim o banheiro passou a ser do marido.
No Living e circulação foi executada uma sanca com iluminação em led embutida, pois o efeito desejado era que a área social tivesse uma iluminação indireta, amarela e sofisticada. Os pontos de iluminação direta ficam por conta das luminárias embutidas focadas para destaque da forração de madeira com as boiseries, no destaque da pequena porção de Hall de entrada e pendentes centralizados na área de uso com banquetas da ilha. Uma luminária de piso também faz o suporte caso haja necessidade de mais luz no Living.
Originalmente havia uma mureta dividindo a Cozinha do Living/Sala de Jantar. A mesma foi retirada e foi criada uma ilha para o cooktop, com armários em um trecho, nicho para adega e bancada para refeições rápidas do dia a dia, com o uso de banqueta. O grande ponto positivo da ilha foi possibilitar a circulação dos moradores por toda a sua volta. A geladeira foi posicionada estrategicamente alinhada com o eixo da circulação entre a ilha e a forração de madeira com boiserie. Assim, os usuários podem se “espalhar” pela ilha com ações diferentes, sem interferências.
A esquadria entre o living e a varanda foi retirada e implantando o fechamento de vidro articulado no local do guarda-corpo. A esquadria que pertenceria ao terceiro quarto foi escondida pela marcenaria do Closet e, pelo lado da varanda, foi completado o vão da esquadria com um jardim vertical de plantas preservadas.