Powerhouse Company projeta edifício corporativo de madeira flutuante na Holanda
Por Aurélio Cardoso
A Powerhouse Company apresentou recentemente imagens do seu projeto para a sede da Global Commission on Adaptation (GCA), em Roterdã, na Holanda. Chamado de Floating Office Rotterdam (FOR), o edifício da sede da GCA será inteiramente construído em estrutura de madeira além de ser auto-suficiente em energia e tem início das obras de construção planejado para a primavera de 2020. A sede flutuante da GCA deverá ficar temporariamente implantada em Rijnhaven, em pleno coração de Rotterdã.
A inauguração do inovador projeto está prevista para outono de 2020 durante a Cúpula Internacional sobre Adaptação, pelo Secretário-Geral Ban Ki-Moon. A Powerhouse Company afirma que a GCA foi criada com o principal intuito de incentivar o desenvolvimento de medidas e estratégias para combater as mudanças climáticas através do uso de novas tecnologias, planejamento urbano e investimento público. A Comissão da GCA está composta pelo ex-presidente da ONU, Ban Ki-Moon, pelo fundador da Microsoft, Bill Gates, e pela CEO do Banco Mundial, Kristalina Georgieva.
Em relações ao projeto, a Powerhouse Company é responsável pela concepção geral, do esboço ao projeto executivo. E explica que utiliza água do rio Rijnhaven para resfriar o edifício, transformando a cobertura como uma grande fonte de energia, o que torna a sede temporária do GCA um edifício verdadeiramente autônomo. Toda a estrutura do edifício foi concebida em madeira, podendo ser facilmente desmontada e reutilizada. O edifício segue todos os conceitos de economia circular.