AHZ House
Projeto: ZIZ Arquitetura
Fotos: Jean Oliveira
Texto: Mayhara Nogueira
Há mais de uma década, o casal de médicos mudou-se do interior de São Paulo para Londrina. O edifício Gaudí, chamou a atenção da família devido a ampla sacada e ao estilo único da construção para a época. Eles apostaram no empreendimento e viram o bairro crescer, assim como as suas próprias necessidades. “Adoro cozinhar, receber amigos, organizar jantares, fazer churrasco, por isso tinha um desejo de ter um espaço integrado para reunir todo mundo com mais interação e conforto”, lembra morador. “Foram seis meses de obra que resultaram numa perfeita área de lazer e convivência, apreciada diariamente pela família”, acrescenta moradora. “Hoje, integrar os ambientes é um conceito moderno e flexível de morar. A ideia de cada coisa precisa estar em seu lugar ficou no passado”, afirma o arquiteto Jean Oliveira.
Quem entra no apartamento, de 207m² de área útil, sente o impacto de uma reforma bem- resolvida. Isso porque o espaço aberto incorporou a sacada, de dimensões generosas, às áreas de estar e jantar ao espaço gourmet interligado à churrasqueira “escondida” pelas portas camarão em madeira. “Agora é o espaço que mais utilizados, desde o café da manhã até os churrascos e festas da família”, revela moradora.
De reforma da antiga sacada permaneceu apenas um pilar, que agora abrira a lareira de um lado, e a televisão do outro, resultando em um confortável living. Uma única parede foi construída para separar a área social da área íntima da casa, dando lugar a uma galeria de fotos da família.
A decoração funcional priorizou um mix de materiais, de cimento polimétrico, lâminas de bambu, laca preta ao inox. “Fazemos uma arquitetura minimalista, muito limpa”, observa o arquiteto Jean Oliveira. “Entretanto, isso não quer dizer que é uma casa fria. Com ajuda da iluminação amarelada, a sensação é de uma casa aconchegante”, acrescenta. Durante o dia, a luz natural das amplas janelas das sacadas invade a sala, criando um ambiente ainda mais cosmopolita. “É um tipo de apartamento que poderia estar em qualquer lugar do mundo”, afirma Vitor Magon, da ZIZ.