Atemporal
Projeto: Casa de Três Arquitetura e Construção
Fotos: Jefferson Ohara
No escritório Casa de Três Arquitetura Inteligente, o desejo é trabalhar com a atemporalidade e equilíbrio em todos os projetos. A equipe prefere não trabalhar com modismo e acredita que o olhar do arquiteto deve estar acima das restrições de moda, cada um tem um estilo, o que é muito diferente de modismo.
Definir um estilo pode ser uma limitação. O escritório tem um olhar para a arquitetura que deseja o atual, o moderno, mas acreditando que equilibrar conceitos, e principalmente ouvir os sonhos e as necessidades do cliente, é fundamental. E esta casa em Cascavel é contemporânea.
Sempre seguindo a identidade do cliente, quando se fala de projeto arquitetônico, o desejo é que a arquitetura conte a história da época em que foi idealizado. Quando os clientes procuraram o escritório para realizar este projeto, havia a certeza que mais um trabalho desafiador e cheio de personalidade se desenhava.
Desde o início da criação os clientes apresentaram referências muito fortes da arquitetura, pois sabiam bem o que queriam ou não ter em sua residência.
A concepção do projeto deu-se a partir do programa de necessidades apresentado pelos moradores, que queriam privacidade, espaço para as filhas pequenas brincarem, além de desejarem uma ampla casa térrea. Em um terreno de 1200m a casa conta com uma grande fachada, são 27 metros de largura e 7 metros de altura, onde não se vê aberturas.
Foi criada uma ‘fachada cega’, minimalista, feita com blocos puros, para brincar com volumes, dar personalidade e privacidade à residência. O aspecto do concreto aparente agregou uma imagem mais brutalista ao projeto e deu equilíbrio ao uso da madeira, que é algo mais ‘quente’ e aconchegante.
O living se abre, não para a frente, mas para a parte de trás da residência. Ali o ambiente de estar e jantar se prolonga com generosas aberturas com vista para o jardim e o pergolado. Ao lado temos uma cozinha espaçosa, que se integra a parte social, além de um espaço destinado a brinquedoteca das crianças.
Os grandes vãos permitem que o jardim esteja dentro de casa, além de uma jabuticabeira que faz o paisagismo visto da cozinha. O objetivo era permitir que o verde do entorno ‘entrasse’ na casa, para garantir sensação de bem-estar. A planta da residência funciona basicamente em dois eixos, contornados por um grande deck.
A iluminação natural é um ponto forte da casa, transformando os ambientes amplos em espaços agradáveis e iluminados. Além do projeto luminotécnico, que ao anoitecer traz aconchego e acolhimento.
No projeto de interiores, o mobiliário foi pensando para a praticidade e funcionalidade no dia a dia da família, que sempre priorizou o conforto. Tudo pensado e planejado para que os moradores possam aproveitar grandes momentos em família. Uma casa prática, funcional e atemporal.