Barangaroo House
Fotos: Rory Gardiner, Richard Glover, Felix Forest
Cada vez mais as pessoas estão entendendo e valorizando a gastronomia e as sensações que elas proporcionam.
Com isso, ao redor do mundo, diversos restaurantes estão sendo abertos e buscam, além de servir comidas, proporcionar ao usuário uma experiência gastronômica única. E a arquitetura exerce um papel fundamental nessa função. Como é o caso do restaurante Barangaroo House, situado em Sydney, Austrália. Sydney é linda por natureza e a ideia do restaurante seria para complementar e fazer com que o usuário tenha uma vista incrível da cidade. O projeto é assinado pelo escritório Collins & Turner e teve o formato determinado, já que o terreno no qual ele seria proposto ficava em uma rotatória.
A solução encontrada pelos arquitetos foi criar uma planta curva, onde o usuário pudesse ficar em terraços com as mais diferentes vistas. Assim, ele poderia frequentar o restaurante por diversas vezes que a cada vez, ele teria uma experiência diferente.
O volume da fachada foi proposto em madeira carbonizada curva e possui três níveis distintos de áreas para o restaurante. A ideia era criar espaços, mesmo que internos, que interagissem com o belíssimo entorno.