Casa APR
Projeto: Studio AG
Fotos: Ricardo Bassetti
A casa foi idealizada para um jovem casal, recém-casado, que adora receber. Ela arquiteta e o marido dono de restaurante. O principal desejo era a integração total dos ambientes para ganhar amplitude, já que a antiga casa era muito pequena e segmentada, cozinha aberta, um jardim para que pudessem estar junto dos amigos e que a casa fosse muito bem iluminada e arejada.
O que possibilitou a reformulação total da planta foi tornar a casa geminada dos dois lados, abolindo o corredor de serviço lateral e fazendo com que esse espaço se integrasse ao novo layout. Ao mesmo tempo reforçaria ainda mais a necessidade de trazer luz e ventilação de outras formas para a casa. Criou-se então um pátio interno que funciona como um clarão, e para reforçar a incidência de iluminação natural retiramos o beiral do volume dos fundos da casa.
Nesse pátio interno criamos uma parede verde, que traz a natureza para dentro da casa e inserimos a circulação vertical em uma passarela de vidro, obrigando os moradores a desfrutar do jardim ao acessar o pavimento superior. A reformulação geral dos ambientes trouxe a necessidade de alguns reforços estruturais. Uma sequência de vigas metálicas foi criada após a demolição das antigas paredes de sustentação revelando assim o esqueleto da construção original. Achamos interessante deixar as novas vigas aparentes evidenciando o contraponto entre a planta original segmentada e a integração de ambientes.
Remanejar a circulação vertical fez com que conseguíssemos transformar os quartos do superior em 2 suítes. Não havia a necessidade momentânea de mais um quarto, então optou-se por prever essa possibilidade. Deixamos no deck superior toda a infraestrutura para abrigar uma terceira suíte. Isso se tornou viável através da ruptura do volume pelo pátio, gerando mais uma face iluminada. Para garantir uma boa entrada de luz e ventilação trouxemos grandes panos de vidro para a arquitetura, a janela frontal e a do pátio interno, formam um eixo de ventilação cruzada, gerando uma generosa troca de ar.
Elegemos as cores claras como estratégia para refletir a luz levando-a a todos os pontos da casa e tornar o ambiente mais claro. Optamos por um piso frio no térreo por praticidade de limpeza e manutenção. O bloco de serviço, lavabo e despensa, foi revestido em madeira, carvalho americano para aquecer o ambiente, já que todo o resto eram cores claras e revestimentos lisos.
O projeto de interiores buscou explorar diferentes texturas, como aço, palha, pedra, madeira e tecidos vibrantes para balancear com uma arquitetura minimalista. Além disso, priorizamos o uso de materiais com isolamento térmico e acústico, tendo em vista a alta poluição sonora da região e, aliado com as demais soluções citadas, gerar um microclima no meio de um centro comercial vibrante.