Casa das Marinas
Projeto Cristiane Liogi Arquitetos
Fotos: Edsley Saito
Na concepção do partido arquitetônico desta residência de veraneio a Arquiteta Cristiane Liogi priorizou as áreas de convívio, localizada à beira de um lago deslumbrante e vegetação abundante. A área social totalmente integrada se estende às varandas generosas, proporcionando um visual deslumbrante aos proprietários.
A transparência dos vidros junto às aberturas dessa residência, permite que exterior e interior se integrem, trazendo a natureza para dentro de casa, mesclando rusticidade e aconchego. O projeto teve como premissa o uso da linguagem brasileira marcada pelos telhados, com forros de madeira, e da leveza imposta pela modernidade das estruturas metálicas pretas, que compõem todo o charme da casa.
De acordo com Cristiane, o projeto foi concebido tendo uma passarela central, no segundo pavimento, sendo a espinha dorsal da casa, organizando a distribuição dos ambientes. A passarela dá início ao hall e se estende para forando pelas sacadas, e finalizando com uma cascata caindo do espelho d’agua na varanda.
“Essa passarela divide e ao mesmo tempo faz a integração desses dois volumes de telhados, que foram projetados para garantir o conforto térmico, tendo um cuidado especial com a insolação”, explica a arquiteta.
A área social é o coração da casa. O espaço gourmet sendo a estrela, é dedicado exclusivamente ao confortável e agradável convívio com os familiares e amigos em torno de alguma experiência culinária ou gastronômica. “As grandes aberturas de vidro, o telhado inclinado com um pé-direito alto, todo forrado
de madeira, trazem o jardim para o interior da residência, criando uma atmosfera de paz e muito aconchego”, lembra a arquiteta.
Os materiais sóbrios e detalhes valorizam os volumes arquitetônicos, que configuram a essência do projeto. A mescla de alvenaria, estruturas metálicas e o tijolinho à vista, dizem muito sobre essa essência. Outro destaque é a varanda em deck que se estende em balanço, aproveitando a topografia em declive do
local, ladeada pela piscina com borda infinita. Aproveitando essa topografia, pode-se utilizar esse desnível com mais ambientes e pátios abaixo.