CASA L
Projeto: Isabela Junqueira Arquitetura e Interiores
Fotos: Edsley Saito
Uma casa projetada com 550m , em um terreno de 700m , localizada em condomínio fechado, para uma jovem família que sonhava com uma casa de novela, onde o jovem casal de 35 anos de idade, pudesse desfrutar de momentos de lazer. O casal possui filhos, um menino de 9 anos, e uma adolescente de 14, e o objetivo do projeto é proporcionar comodidade sem a necessidade de saírem da cidade, como costumeiramente faziam, tendo então um oásis particular a seu dispor.
O projeto arquitetônico foi elaborado pensando que todos os cômodos deveriam ter vista para a piscina, remetendo a ideia de um verdadeiro resort. Desta forma, a perspectiva se consolidou através de grandes aberturas em vidro, que interligam o espaço interno à piscina. Assim, a qualquer momento e em qualquer cômodo, é possível vislumbrar pequeno refúgio de lazer.
Além disso, as divisórias se tornam poucas na residência, atendendo a proposta de interligar todos os ambientes, ampliando os espaços e permitindo a interação dos moradores com o entorno.
Com esta proposta, o resultado foi uma casa com conforto climático ideal, com ventilação cruzada em todos os cômodos, o que proporcionou uma grande economia de energia aos moradores, pois apenas os quartos possuem ar condicionado, estando toda a área social naturalmente climatizada.
Para o sucesso, não basta ter um bom projeto arquitetônico, e sim o casamento perfeito com a decoração. Como foi feito na CASA L, onde uniu-se o conceito de ‘residência oásis’ com o desejo dos clientes. O luxo de uma casa de novela, com tons neutros em área social, dourado, e materiais ricos. Destaque para a escada revestida em mármore Michelangelo Nuovolato, que realça sua beleza por seus veios naturalmente dourados, além de pedras naturais, usadas como revestimento e fino acabamento.
Na área intima, a proposta foi trazer a personalidade de cada um ao seu refúgio, com a identidade marcada dos filhos. Para a filha, o desejo era um quarto digno de princesa. Já para o menino um quarto divertido com atmosfera jovem. A suíte master, idealizada pela esposa, traz ideias neoclássicas com sofisticação, além do closet dos sonhos. Enquanto o quarto de hóspedes apresenta uma atmosfera impessoal.
Toda área externa da residência foi projetada pela arquiteta, que se responsabilizou também pelo paisagismo, e buscou a valorização da piscina, através de um jardim vertical, da cascata, e do porcelanato, que reproduz pedra natural. No paisagismo, a escolha foi por vegetação tropical, palmeiras, coqueiros, bananeiras e as plantas Costela de Adão, todas espécies entre as preferidas encontradas em locais de lazer.
A CASA L foi a busca foi por um projeto completo, idealizado desde os primeiros esboços, até a ambientação final, todos com o mesmo profissional, o que permitiu que a residência tivesse a mesma linguagem, além dos clientes se identificarem com a ideia da arquiteta de que os “projetos precisam ter personalidade”