Casa Metálica
Projeto: Juliana Meda
Fotos: R.R.Rufino
Construção contemporânea, em estrutura metálica exposta em um terreno de esquina cuja proposta era deixar a residência bela de todos os lados. A arquiteta Juliana Meda assina o projeto da Casa Metálica, que exala personalidade e trabalha com estruturas inovadoras, mais um projeto desafiador em sua carreira.
O cliente exigia uma praticidade e agilidade da obra metálica, tudo aliado ao estilo de uma arquitetura com muito vidro e madeira.
O resultado é uma casa de estilo leve, aberta e com os ambientes integrados, ligando o interior com a parte externa, aproveitando a natureza do lugar. Os pés direitos altos, as extensões nas coberturas, nas paredes e nos telhados, trazem a paz e a sensação excelente de morar. A construção tem como base três elementos: madeira, concreto e vidro.
Os materiais definem todos os acabamentos, nas paredes, nas pinturas, no piso, nos revestimentos e também nos banheiros.
“Adoro essa sintetização dos materiais, sem tanta mistura, o que dá amplitude aos ambientes. E os acabamentos ficam mais contínuos, conferindo uma sensação de residência mais prática de limpeza e estrutura”, explica Juliana.
Outro destaque é a iluminação, com as estruturas de luminárias se intercalando entre si, formando uma brincadeira. A iluminação externa foi pensada para combinar com a iluminação dos ambientes, fazendo contrastes externos e internos. O objetivo é constituir o movimento do desenho e valorizar ainda mais o projeto.
Como a própria arquiteta define, a residência é cinematográfica. Os pés direitos altos, a divisão dos ambientes, com quartos no piso superior e o receber no térreo, interligados por um amplo living. Foi a maneira encontrada para que tudo ‘se comunicasse’, em uma harmonização completa.