Casa para Sentir
Projeto: Arquitetura Álvaro Côrtes
Fotos: R.R.Rufino
Com naturalidade e sinceridade, o arquiteto Álvaro Côrtes, a pedido do jovem casal de clientes, projetou sua segunda casa. Eles já haviam construído uma anterior com grande sucesso, projeto do mesmo arquiteto.
Desta vez, a casa tem outra proporção, com aproximadamente 600m² e ganha o apelido de “A Casa Para Sentir”, e foi construída em um condomínio fechado de Londrina. Com conceito moderno de integração visual e física, a arquitetura promoveu espaços ‘welcome’, onde os dois filhos do casal recebem amigos em todos os ambientes, pensando na função gourmet, com mesa de jantar para 12 pessoas, ilha de cocção e churrasqueiras, que se abre para outros belíssimos espaços.
O jardim ao estilo ‘Belvedere’, focado em um ipê amarelo com pátio de pedras, e sala de estar com poltronas Artefacto promovem um local calmo para longas conversas em família.
O home-office, o living, a circulação social e duas suítes no andar superior da casa, também se beneficiam desta paisagem intimista, especialmente projetada e estrategicamente localizada no centro do terreno.
O espaço gourmet se conecta ao home-cinema por duas folhas de vidro que correm, revelando alta tecnologia em sistema de som e imagem, proteção acústica e térmica, composto por confortáveis sofás de couro natural. Os amigos da família compartilham deste sabor.
E completando o ambiente, uma das laterais abre 100%, integrando o interno com o externo, transformando o local numa simétrica varanda voltada para a piscina, que inclui um espaço fitness.
A casa com pavimentos inclui um elevador panorâmico junto à caixa de escada. A execução deste projeto foi coordenada pelo engenheiro Diógenes Brandalize, que aceitou o desafio da fachada toda em vidro duplo pelicado em imagem translúcida e opaca.
Para o projeto luminotécnico foi contratado um especialista. Já arquiteta Bárbara Côrtes conduziu o projeto de interiores. E o paisagismo ficou a cargo do arquiteto e paisagista Carlos Cavalcante Kuhnlein.
Feito à mão, o processo criativo do projeto de interiores é totalmente personalizado, pensado e criado para um casal que fez um programa voltado para receber bem os amigos.
A ideia final pode ser resumida em uma frase que os dois arquitetos amam: “O essencial é invisível aos olhos” (O Pequeno Príncipe – Saint-Exupéry). Sofisticada, a decoração contempla materiais naturais, as cores de todos os ambientes são agradáveis e neutras.
Tomando partido das linhas e iluminação existentes, o projeto de interiores valorizou a arquitetura com foco nos pontos positivos da casa. Aliando a estética com a função, todo o mobiliário foi projetado e escolhido para agradar aos olhos, sempre se lembrando do conforto dos usuários.
Destaque especial para a parede da cabeceira do casal, com um painel de pastilhas de vidro italianas, montado à mão, formando através de diferentes tonalidades, um desenho clássico romano. Este detalhe de luxo compôs a cena final com atmosfera “feito à mão.”