Chácara Contemporânea
Projeto: Architec
Fotos: Jefferson Ohara
O arquiteto Bruno Montosa, da Architec, comandou esta reconstrução em uma chácara, atendendo ao pedido dos proprietários, que utilizam o local para o lazer, alternando o uso em reuniões, jantares e eventos. E a ideia inicial era apresentar um projeto de reforma na construção que existia na chácara, mas a solução encontrada foi demolir a estrutura antiga e construir um local novo, um espaço feito para receber, mas também contemporâneo e aconchegante.
O novo projeto prioriza o visual da chácara, o agradável espaço verde e a paisagem. O que antes parecia escondido lá fora, agora ganha visibilidade e os frequentadores podem usufruir do belo ambiente da chácara, numa integração completa entre o externo e interno do local.
Com conceito de pavilhão, a nova construção tem uma estrutura metálica reta estilo contemporânea na cobertura. Esta forma de construir ‘a seco’ ajudou a manter o cronograma acelerado pedido pelos clientes. A linha arquitetônica apresenta panos de vidro, materiais naturais e ao mesmo tempo, sofisticados, como pedra e madeira, além de detalhes em cimento queimado. A obra neste estilo também contribuiu para gerar poucos resíduos.
A grande varanda é usada para almoços e festas de fins de semana e para isso o espaço teria que ser amplo, e o salão com flexibilidade de lay out, que pode ser reajustado para os diversos usos. O conceito é leve, com poucas paredes, forro em madeira Cumaru e panos de vidro integrando os ambientes com o jardim. As portas correm, facilitando a circulação e fluxo no local.
O espaço interno possui uma mesa que atende até 20 pessoas, além de uma cozinha integrada com churrasqueira. O teto da cozinha é mais baixo que o restante da estrutura, dando clima aconchegante e intimista para a realização de reuniões e eventos em família.
Os materiais são de fácil manutenção, mas com excelente impacto visual, como pedras nas paredes, o piso em porcelanato e o acabamento em cimento queimado, dão uniformidade e destacam a madeira e as pedras. O forro em madeira Cumaru tem poucos pontos de iluminação direcionados, resultando num clima contemporâneo.
A chácara já tinha árvores altas e palmeiras, um paisagismo bonito desde a entrada e isto foi mantido para valorizar ainda mais o local. A parte externa, que já tinha local para redes e piscina, recebeu uma reforma, valorizando ainda mais a aérea de lazer.
O projeto de interiores e mobiliário, com peças selecionadas desenvolvido em parceria com a arquiteta Valéria Kuchpel, apresenta uma paleta neutra de cores, além de móveis pontuais com linhas horizontais. Tudo para criar um clima leve e aconchegante, sem deixar de ser a chácara que reúne familiares e amigos para se confraternizarem.