Conectada a Natureza
Projeto: ZIZ Arquitetura
Após procurar exaustivamente por um terreno de chácaras próximo a São Paulo, os clientes desse projeto de interiores, – um casal já maduro -, encontrou o lote ideal em Itu e construiu sua casa de final de semana. O local escolhido foi um canto reservado de um condomínio, às margens de um fundo de vale, onde pássaros, lagartos e pequenos mamíferos podem ser vistos pelo living, totalmente envidraçado.
Trazendo na bagagem experiência de vida, o casal sabia exatamente o que desejava – um ‘décor’ limpo, sem excessos e de fácil manutenção. O novo projeto difere do visto em sua residência principal no coração de São Paulo, a duas quadras do MASP, com uma estrutura para comportar a vida intensa em uma metrópole.
Neste novo refúgio para descanso de corpo e mente, deveriam imperar a tranquilidade e a simplicidade, mas sem deixar de lado o bom gosto e o conforto a que estão acostumados.
Uma particularidade como o gosto pelo cinema, teve grande influência na hora de fazer o layout e escolher as peças de mobiliário do projeto. Sendo assim, a marcenaria executada sob medida para servir de fundo para uma tv de 80 polegadas, teria que conter a extensa coleção de
lmes em prateleiras e gavetas. A solução foi esconder num painel em madeira que também faz moldura para a lareira a biocombustível, e para a belíssima poltrona Sunshine. Aquecendo o ambiente, os tapetes orientais By Kamy e papel de parede Orlean.
Em frente ao móvel em madeira, foi disposto o sofá tipo lounge da Natuzzi com encosto retrátil, que trás conforto na hora de assistir seus clássicos preferidos. O móvel é o centro do Living, revestido em couro natural em tom azul escuro remete a outro hobby do casal, a astronomia. Logo ao lado, se encontra a sala de jantar, onde a mesa em madeira maciça contrasta com as cadeiras pretas Micasa e com os pendentes Beat Light Stout, de Tom Dixon. Ao fundo, um aparador em laca azul, com portas basculantes, facilitando o acesso ao serviço e o apoio de vasos, da famosa fábrica sueca de cristais Kosta Boda.
A conexão entre os ambientes tornou tudo muito mais prático e funcional, podendo os moradores aproveitarem ao máximo o ambiente projetado, sendo vendo lmes ou recebendo amigos em um jantar. Ou em noites de céu impo, se aquecendo na lareira, tomando um vinho, enquanto admiram o Cosmo em seu telescópio computadorizado.