De cara nova
Projeto: ZIZ Arquitetura
Fotos: Caio Amaral
Pioneiro na panificação artesanal brasileira, a Nelson Boulangerie completou em setembro último 20 anos, sempre privando pela busca contínua da qualidade e seleção minuciosa dos ingredientes, baseada no método ancestral de fabricação.
A empresa entrega aos londrinenses um produto artesanal que segue as normas da mais rigorosa escola da panificação artesanal no mundo: a boulangerie francesa.
E por trás dessa comemoração está também o novo projeto arquitetônico da empresa, assinado pelo escritório ZIZ Arquitetura. O arquiteto Jean Oliveira destaca que a reforma teve base nas boulangeries parisienses, e um dos destaques do projeto é a cúpula na fachada frontal, com suas molduras.
A entrada foi modificada com intenção de transformar a fachada, dando a sensação que o visitante estivesse em um cantinho de Paris. Segundo Jean Oliveira, a reforma também foi realizada priorizando um local maior para as pessoas que gostam de consumir o produto na loja, visto que o carro chefe é o serviço self-service da Boulangerie. “Conseguimos no mesmo espaço quadruplicar o número de lugares para as pessoas sentarem.”, explica o arquiteto.
O conceito de boulangerie está ligado à produção de pães, dos mais variados tipos e sabores. A Nelson Boulangerie se destaca por seguir rigorosamente os padrões da panificação artesanal francesa, protegida por lei federal na França, o que a caracteriza como uma autêntica boulangerie (definição de padaria em francês). Além do respeito ao método de fabricação tradicional, é proibido, por exemplo, vender pão que tenha sido congelado em qualquer etapa do processo, ou utilizar algum aditivo químico diferente à receita original, que só pode conter ingredientes frescos e naturais.