Escritórios brasileiros se destacam em premiação em Ruanda
Por: Aurélio Cardoso
Imagens: Fresta Arquitetura e Whabout
Dois representantes brasileiros, o coletivo Whabout e o escritório Fresta Arquitetura, foram premiados com o segundo lugar no concurso internacional Hope Dental Center: Rwanda Clinic and Trainning Institute, organizado pela Archstorming.
Desde então, em parceria com a His Hands On Africa (HHOA), o concurso tem objetivo de escolher o projeto que abrigará uma clínica dentária e um instituto de formação em Kigali, capital do Ruanda, onde 18% dos casos de morbidade estão diretamente ligados a doenças bucais. Atualmente, Ruanda possui 48 dentistas em um país com uma população de quase 12 milhões de pessoas.
De acordo com o Whabout e o escritório Fresta Arquitetura, o projeto para o Hope Dental Center nasce do desejo de levar saúde e educação à uma variada gama de pessoas. Instalando-se de forma livre e generosa em um terreno próximo ao centro de Kigali, o complexo visa oferecer atendimento odontológico e treinamento profissional à população.
O conjunto organiza-se através de um grande eixo que atravessa o lote e conecta os edifícios com seu entorno e a cidade. Sua implantação é definida majoritariamente em três cotas distintas que se intercalam com uma série de níveis intermediários formando jardins e pequenas praças. O projeto premiado em Ruanda é de autoria de Raissa Gattera, Thais de Freitas, Danilo Maia e José Carrari, dos escritórios Fresta Arquitetura e Whabout.