Espiral em madeira é destaque no primeiro edifício de Kengo Kuma na Austrália
Por: Aurélio Cardoso
Fotos: Martin Mischkulnig
Um projeto inovador, mostrando fitas de madeira envolvendo o prédio, numa visão inusitada é o que o arquiteto Kengo Kuma apresenta em seu The Exchange, em Darling Square, em Sydney. As fitas revelam a forma espiralada do centro cívico de seis andares, que é o primeiro edifício do japonês na Austrália. O edifício é envolto em 20.000 metros de madeira de cor clara que Kuma organizou de “uma maneira dinâmica e emocionante” para oferecer aos transeuntes vislumbres de atividades no interior.
O arquiteto revelou que o edifício foi projetado como um marco que seria reconhecível de todos os ângulos, em um bairro localizado na periferia oeste do distrito comercial central de Sydney, em Darling Harbour. Para Kuma, o objetivo do projeto é alcançar “uma arquitetura o mais aberta e tangível possível para a comunidade, e isso se reflete na geometria circular que cria um edifício que é acessível e reconhecível de várias direções”.
A tela de madeira envolve o exterior do edifício de maneira dinâmica e empolgante, uma referência histórica a Darling Harbour sendo originalmente ‘uma colmeia’ de atividades comerciais e um ponto focal como uma troca de mercado. A forma característica de The Exchange é criada pelo impressionante de seus seis pisos curvos, envoltos por passagens angulares.
O interior do edifício contém uma biblioteca, uma creche, um mercado e um espaço para criadores para apoiar as empresas criativas e tecnológicas. Há também um bar e restaurante na cobertura com vista para o Parque Tumbalong, os Jardins Chineses e a Baía Cockle. A remodelação em Darling Square fornecerá moradia para 4.200 pessoas e espera-se criar 2.500 empregos, além de atrair mais visitantes e atividades para a área.