Estilo Industrial
Fotos: Divulgação
É comum buscarmos referências em diversos setores e lugares na hora de escolhermos especificamente um que mais nos agrade para compor a decoração da nossa casa. O estilo industrial busca inspiração nas antigas fábricas, armazéns e indústrias na hora de compor seus espaços.
O estilo começou a se difundir primeiramente na Alemanha e Rússia, na década de 1940. Mas foi em Nova Iorque e Londres, a partir da década de 1950, que se tornou grande conhecido do público com a difusão do conceito de Lofts – antigos barracões industriais revitalizados como moradia.
Quem opta por uma décor seguindo a linha industrial deve dar preferência para elementos mais rústicos, crus e desgastados como é o caso da madeira, metal, concreto apa-rente e tijolos. Iluminação por spots e eletrocondutores aparentes também são outros recursos muito usados nesse tipo de decoração. Nesse caso quanto menos perfeição, melhor.
Apesar de parecer bruto, o resultado final quando se opta pela escolha desse estilo, pode ser bastante aconchegante dependendo da escolha dos demais mobiliários e objetos que compõem o ambiente. Mas, é muito importante que todas as peças escolhidas devam possuir um elo de ligação, para não haver uma confusão de estilos.
O ponto alto do estilo industrial é que se pode obter um ótimo resultado com um baixo orçamento. Garimpar em lojas de móveis usados, lojas de ferragens e antiquários é praticamente uma regra quando se quer compor um visual único. Sua casa e seu bolso agradecem.