Estilo – Modernismo
O Modernismo brasileiro na primeira metade do século XX foi um amplo movimento cultural, principalmente na arte, literatura e na arquitetura. Considera-se a Semana de Arte Moderna, realizada em São Paulo em 1922, como o ponto de partida dessa corrente no território nacional. O Modernismo era o reflexo de grande efervescência cultural da época, o que gerou uma nova fase estética para a arquitetura e design de interiores.
Os projetos eram marcados pelo racionalismo e funcionalismo, com escolha de formas geométricas definidas e despendidas de ornamentação. Os edifícios criados na época, por grandes nomes da arquitetura brasileira, são tidos como marcos na arquitetura e história brasileira, e representam o momento político e social que o país viveu.
Até hoje, muitos são os apaixonados pela estética Modernista, e buscam, na hora de compor ambientes residenciais e comerciais, pelos traços simples e práticos tão característicos do movimento. Algumas dicas podem ajudar na hora de compor espaços com esse toque Modernista:
– Linhas imaginárias retas, paralelas e perpendiculares ajudam na organização do ambiente e na disposição dos móveis no layout, criando assim, um ambiente mais harmonioso.
– Livrar-se de ornamentos e decoração em excesso também é vital para quem busca criar um espaço com essência Modernista.
– Criar uma base no ambiente com tons mais sóbrios, como o marrom, preto, branco e cinza, ajuda na hora de combinar com elementos pontuais em uma das cores primárias, recurso comumente utilizado à época.
– Muitos móveis foram criados nessa fase por mestres da arquitetura, então para quem gosta do estilo, vale a pena investir em alguma peça.
– Buscar na disposição do mobiliário o máximo de fluidez possível no ambiente, apostar em poucas, porém boas peças, é o ideal.