Os melhores restaurantes do mundo em 2018
A renomada William Reed Business Media divulgou a lista dos 50 melhores restaurantes do mundo – The World’s 50 Best Restaurants 2018, julgada de forma independente pela consultoria Deloitte. A listagem é referência mundial na gastronomia e objeto de desejo de “foodies”, chefs e entusiastas distribuídos pelo mundo.
Do Brasil, o D.O.M., do chef Alex Atala, foi o único que apareceu no ranking dos melhores restaurantes do mundo em 2018. No topo, a Osteria Francescana, em Modena, na Itália, comandado pelo chef Massimo Bottura – pela segunda vez em três anos -, conquistou o título de melhor restaurante do mundo.
O renomado chef italiano oferece uma das mais requintadas experiências gastronômicas do mundo, combinando a tradição com uma modernidade feroz, concepções filosóficas com sabor antiquado, calor com ousadia.
A lista deste ano inclui restaurantes de 23 países, dos 50 eleitos melhores do mundo, nove aparecem pela primeira vez no ranking e outros seis retornam após ficarem de fora de edições anteriores.
A Espanha possui sete restaurantes na lista, sendo três deles entre os dez primeiros colocados. Os Estados Unidos vêm em seguida com seis restaurantes presentes na seleção, inclusive o Eleven Madison Park, em Nova York, que ganhou como melhor do mundo em 2017.
Para chegar aos nomes dos 50 melhores, uma seleção criteriosa é feita com a ajuda de mais de 1.000 chefs de diferentes nacionalidades, além de críticos gastronômicos e outros especialistas no assunto.
Confira a seguir o ranking com os 10 melhores restaurantes do mundo: 1 – Osteria Francescana, Modena, Itália
2 – El Celler de Can Roca, Girona, Espanha
3 – Mirazur, Menton, França
4 – Eleven Madison Park, Nova York, Estados Unidos 5 – Gaggan, Bangkok, Tailândia
6 – Central, Lima, Peru
7 – Maido, Lima, Peru
8 – Arpège, Paris, França
9 – Mugaritz, San Sebastian, Espanha 10 – Asador Etxebarri, Axpe, Espanha 30 – DOM, São Paulo, Brasil