GT House
Projeto: Guilherme Torres
Fotos: Denilson Machado – MCA Estúdio
Esta casa é uma construção original dos anos 40, e pertenceu a um grande artista brasileiro, Victor Brecheret, responsável por grandes marcos da cidade de São Paulo.
O imóvel nunca havia sido habitado, servindo durante décadas após o falecimento do artista, como Fundação e depósito de parte do seu acervo.
Seu tamanho compacto (130 metros) e o endereço privilegiado numa das ruas mais charmosas do bairro dos Jardins em São Paulo, foi o que atraiu o arquiteto imediatamente.
A concepção foi atualizar a construção, traduzindo a linguagem contemporânea do novo morador.
A planta não sofreu grandes alterações. O que foi mais alterado foram os vãos, aberturas e revestimentos.
Todas as paredes foram forradas de gesso acartonado, e receberam pintura branca e em alguns casos, uma massa que imita cimento aparente.
Subindo a escada, que é original da casa, e foi ebanizada, vê-se uma obra de arte de Pinky Wainer, também responsável pelo neon da fachada (land of the free, home of the brave).
O banheiro da suíte do arquiteto interliga-se com uma banheira que foi criada num mezanino sobre a cozinha. Uma cobertura de vidro retrátil e motorizada pode ser aberta em dias de verão, deixando o clima ameno. Para amenizar o sol, um muxarabie de madeira, marca registrada do arquiteto, foi aplicada como forro, seguindo o mesmo padrão da porta de entrada da casa.