Hotel Jakarta
Por: Daiana Freitas
Fotos: Cortesia de SeARCH
Amsterdã é a capital e a cidade mais populosa do Reino dos Países Baixos e também um dos principais destinos turísticos para viajantes de todo o mundo. A região encontra-se abaixo do nível do mar e possui uma rede de canais que tornam a cidade com uma das tipografias urbanas mais interessantes do mundo.
Nesse contexto diferenciado, a cidade possui um setor turístico bem desenvolvido, atraindo as grandes redes de hotéis. Um dos últimos inaugurados foi o Hotel Jakarta, obra do escritório SeARCH, que venceu um concurso organizado pela WestCord Hotels.
Localizado às margens do Rio IJ, o Hotel Jakarta queria, além de ser um destino para viajantes, ser um marco arquitetônico, sustentável e que fosse também um equipamento público para Amsterdã. Devido ao terreno triangular, o edifício possui um formato único, que aproveita toda a área do terreno. O hotel 4 estrelas possui vários bares, restaurantes, cafés e um centro de bem-estar e atividades culturais para a sociedade, além de um lindo jardim subtropical na área interna. O jardim deixa a arquitetura ainda mais bela e funciona como um controlador de temperatura na área interna da edificação.
O Hotel Jakarta simboliza a história das conexões marítimas de Amsterdã com a Ásia, já que está situado no cais do Rio IJ. Para muitas famílias, aquele lugar foi a primeira visão da cidade de Amsterdã ou até mesmo o último. Por isso, vários conceitos ligados a navegação foram utilizados como partido arquitetônico no projeto.