Na quarentena, Bienal de São Paulo disponibiliza acervo online
Por: Aurélio Cardoso
Para ajudar as pessoas a manter a cultura em dia em tempos de quarentena, na luta diária contra a epidemia do novo coronavírus, a Fundação Bienal de São Paulo disponibilizou em seu site conteúdos e ações de comunicação digital, com o objetivo de dar maior acessibilidade de seus eventos para todos os públicos.
Em tempos de pandemia, já que todos devem ficar em casa, o ideal é tentar aproveitar o que de melhor podemos curtir na internet: muita cultura e conhecimento.
É um mergulho profundo na história da cidade por meio da arte que invadiu o Pavilhão Ciccillo Matarazzo, também conhecido como Pavilhão da Bienal, localizado no Parque do Ibirapuera.
Nas dicas digitais da Fundação Bienal, veja você pode acessar durante o isolamento social: no site da Bienal de São Paulo, acesse a área “Bienal a Bienal”, dentro do menu principal. Através deste link, é possível ter acesso a conteúdos de cada edição da Bienal, desde a sua criação, em 1951. Estão disponíveis fotos antigas, obras, artistas, vídeos, site de cada mostra e tours virtuais. Estes últimos, realizados desde a 29ª edição, em 2010.
Ainda no site da fundação, você consegue também ter acesso aos catálogos das mostras para download gratuito, além de outras publicações. É só clicar aqui para ter acesso.
Para pesquisadores, estudantes de arte ou curiosos, o Arquivo Histórico Wanda Svevo, conhecido também por Arquivo Bienal, é um dos mais importantes repositórios documentais sobre a produção artística moderna e contemporânea na América Latina, com mais de um milhão de documentos sobre as realizações das Bienais de São Paulo e seus desdobramentos na história da arte. Você também pode ter acesso a esse montão de informações no site da fundação.