projeto arquitetônico e execução Plano A&E
projeto interiores Andressa Costa Arquitetuta
fotos: Kiko Sierich
Uma residência que atendesse às necessidades de uma setorização objetiva e intimista dos ambientes, com máximo conforto e marcante presença estética, foram os principais norteadores deste projeto.
A Residência Esmeralda foi desenvolvida com forte referência ao estilo neoclássico, que reflete em muito a personalidade e gosto dos clientes.
O arquiteto Aruã Piceli, do escritório Plano Arquitetura & Engenharia, responsável pelo projeto arquitetônico, extraiu o máximo das principais características deste estilo. Ao empregar formas geométricas, retangulares e simétricas, com colunas em evidências, uma paleta de cores em tons claros e marcantes molduras, o autor do projeto enfatiza a exuberância e a imponência da casa.
Nos 560m² construídos, cada cômodo foi disposto pensando nos costumes e cultura da família, que apesar da origem libanesa, já mantém alguns hábitos abrasileirados, pois está em Foz do Iguaçu há quase 20 anos. A família preza pela privacidade e assim foram setorizadas todas as suítes dos moradores no pavimento superior, com apenas a suíte de visitas no térreo. A sala de recepção também é privativa, e o projeto tem ainda áreas de maior convívio social abertas e amplas.
A cozinha foi desenvolvida de forma integrada com sala de jantar, podendo ser semi-integrada à área gourmet por uma abertura de portas de vidro com estrutura em alumínio. Na mesma área gourmet, está o acesso à sala de TV, por outra abertura. O espaço gourmet também tem total integração à área externa de piscina, apenas com o abrir dos panos de vidro, prezando pela conexão dos usuários, e claro, uma iluminação e ventilação naturais para o ambiente.
Andressa Costa desenvolveu o projeto de interiores seguindo as premissas da arquitetura da residência, valorizando cada ambiente na escolha certeira dos revestimentos, fazendo uso de pedras, mármores e granitos. As paredes seguem em tons claros, com metais dourados e muitos adornos, molduras e rebaixos nos forros de gesso. A iluminação foi pensada de modo a potencializar cada trabalho no gesso e claro, trazendo conforto e requinte aos ambientes. O mobiliário foi desenvolvido de modo a prezar pela praticidade e funcionalidade, sem perder o requinte e luxuosidade que a residência merece.