Olhar Particular
Projeto: Bruno Valença Arquitetura
Fotos: M7
O arquiteto Bruno Valença assina projeto de um apartamento para quatro pessoas em Londrina e o desafio desde o início foi manter os aspectos exigidos pelos moradores, além de apresentar um layout que mantivesse toda a memória afetiva da família. Com essa premissa, o escritório Bruno Valença Arquitetura avaliou todas as questões do dia a dia da família – um casal com dois filhos.
O senso estético do projeto aparece nos acabamentos e o lado afetivo é refletido em objetos de design. Para esta composição, a paleta de cores eleita é voltada para tons mais claros. O objetivo é manter o aspecto atemporal do projeto, pois o apartamento será usado por muito tempo pela família.
Nos revestimentos, texturas de parede, além da marcenaria, foram escolhas que se fixaram no aconchego exigido pelos moradores ao falarem do projeto. O resultado foi um apartamento bastante atemporal e desligado de uma época específica, e com isso, a família consegue uma sobrevida maior com relação ao projeto de interiores.
A praticidade marcou a escolha de materiais para que os ambientes pudessem ser muito aconchegantes, privilegiando o desejo de receber bem amigos e familiares. O projeto foi demarcado ainda por zona de cores. Assim, a parte social e a cozinha estão em uma escala de tons de off white. Já na parte de home e gourmet aparecem os tons mais terrosos.
No quarto do filho, são os tons em cinza e preto que predominam. E no quarto da menina, a escolha é mais clássica, baseada em tons rosa. Na suíte do casal, os tons de off white e madeira predominam, em um conceito mais aberto, com o closet integrado.
O projeto luminotécnico do apartamento tem dois pontos: a arte cênica e a funcional. A luminosidade varia entre 3 e 4 mil Lúmen (lm), de acordo com cada ambiente. O hall de entrada foi criado com um projeto de marcenaria para dar ênfase à área entre o gourmet e a circulação que leva aos quartos.