Os melhores restaurantes do mundo
Por: Aurélio Cardoso
Fotos: Divulgação
O novo ranking de restaurantes 50 Best, considerado o ‘Oscar’ da gastronomia, avaliada a relevância de casa estabelecimento, foi divulgado recentemente, em Singapura. A lista é elaborada pela revista britânica Restaurant e nela aparece o restaurante brasileiro A Casa do Porco, do chef Jefferson Rueda, em São Paulo.
Único restaurante brasileiro a figurar na lista do Top 50 em 2019, A Casa do Porco saltou da 79ª colocação no ano passado para a 39ª nesta edição.
A primeira posição deixou a Itália e aparece agora na França, com o restaurante Mirazur, do chef Mauro Colagreco. O top 3 é completado pelos restaurantes Noma, na Dinamarca, e Asador Etxebarri, na Espanha.
O brasileiro D.O.M, de Alex Atala, saiu da lista principal e foi para a 54ª posição. No ano passado, estava na 30ª. A casa apareceu na lista pela primeira vez em 2006 e chegou à sua melhor colocação em 2012, quando figurou em 4º lugar na lista mundial.
Confira a seguir o ranking com os 10 melhores restaurantes do mundo:
1 – Mirazur, Menton, França
2 – Noma, Copenhague, Dinamarca
3 – Asador Etxebarri, Atxondo, Espanha
4 – Gaggan, Bangkok, Tailândia
5 – Geranium, Copenhague, Dinamarca
6 – Central, Lima, Peru
7 – Mugaritz, San Sebastian, Espanha
8 – Arpège, Paris, França
9 – Disfrutar, Barcelona, Espanha
10 – Maido, Lima, Peru
39 – A Casa do Porco, São Paulo, Brasil
Também na segunda lista, em 73º lugar, o último restaurante paulistano da lista é o Maní, da chef Helena Rizzo. Ele ganhou 10 posições com relação a 2018. Duas casas do Rio de Janeiro apareceram no ranking. O Lasai, do chef Rafa Costa, aparece logo abaixo do Maní, na 74ª posição. Em 100º lugar, estreia no ranking o restaurante Oteque, do chef Alberto Langraf.