Paquistanesa Yasmeen Lari ganha o Jane Drew Prize 2020
Por: Aurélio Cardoso
Pioneira na prática da arquitetura no Paquistão, a arquiteta Yasmeen Lari é também é conhecida por seus inúmeros trabalhos humanitários. E recentemente, recebeu o Prêmio Jane Drew 2020 por elevar o perfil das mulheres na arquitetura.
O prêmio já havia sido entregue a arquitetas conceituadas como Odile Decq, Denise Scott Brown e Amanda Levete, e, Yasmeen Lari se disse emocionada e honrada por ser incluída “na galáxia de arquitetos que receberam esse prêmio”.
Sua ONG Heritage Foundation Pakistan, reconhecida pela ONU, vem realizando trabalhos de assistência humanitária, além de projetos históricos de conservação em aldeias rurais em todo o Paquistão. Em 2016, Yasmeen foi agraciada com o prestigioso Prêmio Fukuoka. Desde 2010, entre outros projetos, ela construiu mais de 36.000 casas para as pessoas afetadas pelas inundações e terremotos no Paquistão. Aos 79 anos, Lari continua dedicando sua vida à arquitetura desde o fechamento de seu escritório em 2000, como conselheira da UNESCO, além dos próprios projetos humanitários.
Nascida em Dera Ghazi Khan (Paquistão) em 1941, Lari cresceu em Lahore até sair para visitar Londres aos 15 anos. Depois, estudou arte por dois anos antes de se formar na Oxford College of Technology, que se tornou a Oxford Brookes University School of Architecture. Após se formar, aos 23 anos, Lari decidiu voltar para o Paquistão, onde abriu o seu escritório Lari Associates, tornando-se a primeiríssima arquiteta do país.