Poltrona Zanine H – Reeditada pelo Studio Zanine
Conhecido como “mestre da madeira”, José Zanine Caldas foi um arquiteto e designer autodidata reconhecido no Brasil e no exterior pelo uso de materiais reaproveitados em sua obra. Durante anos foi sócio da fábrica Móveis Artísticos Z, cujo conceito era desenvolver móveis industrializados de baixo custo e com uso consciente da matéria-prima,sobretudo da madeira. Seguindo essa ideia, uma série de poltronas foi produzida com um desenho de formas simples, conferindo um nobre tratamento à madeira, aliado ao preço acessível.
Um dos modelos é a “Zanine H”, antes produzida em madeira ou compensado e atualmente reeditada pelo designer Zanini de Zanine, da Studio Zanine, em madeira jequitibá.
Na produção atual, a clareza da forma contrasta com a nobreza do jequitibá e seus veios definidos e retilíneos. O caráter industrial do móvel é conferido pela exposição dos cortes e parafusos, deixando evidentes suas fases de execução, o que o torna único. A sofisticação fica por conta do assento e encosto estofados, criando uma peça que se destaca em ambientes internos de diferentes estilos.