Franceses Lacaton e Vassal são premiados com o Pritzker
Conhecida por projetar o Palais de Tokyo, um instituto cultural de arte moderna situado em Paris, na França, e por desenvolver projetos de habitação social sustentável, a dupla Anne Lacaton e Jean-Philippe Vassal foram anunciados como os vencedores da edição de 2021 do Pritzker, principal premiação de arquitetura do mundo.
Em 1987, o casal de arquitetos fundou o escritório de arquitetura Lacaton & Vassal. Ao longo de suas carreiras, a dupla promoveu uma série de projetos relacionados a habitação social e ao direito à moradia. Além disso, os arquitetos são conhecidos por priorizar o uso de materiais econômicos e ecológicos em seus trabalhos e por defender a ideia de “nunca demolir”.
Até hoje, a dupla de arquitetos já concluiu mais de 30 projetos na Europa e na África Ocidental, incluindo instituições culturais, espaços públicos e complexos de habitação social. Entre os trabalhos em andamento, há a transformação de um antigo hospital em um edifício residencial com 138 apartamentos em Paris, e a criação de um edifício de uso misto com hotéis e espaços comerciais em Toulouse, na França.
Atualmente, Lacaton é professora associada de arquitetura e design do Instituto Federal de Tecnologia de Zurique, na Suíça, e professora visitante da Universidade Politécnica de Madri. Já Vassal atua como professor associado da Universität der Künste, em Berlim, na Alemanha.