República Tcheca
Por: Aurélio Cardoso
Fotos: Divulgação
A República Tcheca é um dos países mais visitados da Europa e também um dos mais bonitos. O ‘pequeno’ país encrustado no leste europeu entre Alemanha, Áustria, Polônia e a ex-parceira Eslováquia, dispõe de mais de uma dezena de locais classificados como Património Mundial pela UNESCO.
A capital Praga é uma das cidades mais antigas da Europa, com mais de 10 séculos de história e famosa por ser a cidade das cem cúpulas e aparece na lista das mais bonitas de todo a Europa. Mas o turista pode dedicar parte de sua viagem a locais bastante pitorescos como Brno, segunda maior do país, a arrebatadora Cesky Krumlov, as regiões históricas da Boémia e da Moravia, as paisagens de Adrspach, e as cidades cervejeiras de Plzen e Ceske Budejovic.
Mas vamos ao que interessa: comida. Uma das melhores maneiras
de se conhecer um local é experimentando seus pratos típicos e como a República Tcheca está no centro da Europa, recebe influências gastronômicas dos países vizinhos, como Alemanha, Áustria e até da Hungria.
Desta forma, não é difícil encontrar nos menus dos restaurantes pratos com a combinação germânica clássica de carne de porco, repolho e batatas e o bife de porco à milanesa. Por estas e por outras delícias, a cozinha tcheca tradicional não é um primor de refinamento e saúde. Podemos dizer que é uma culinária pesada, cheia de frituras, carnes e molhos e muitos afirmam que este estilo de gastronomia vem para acompanhar outra coisa que os tchecos sabem fazer muito bem: a cerveja. Mas o conselho para quem visita o país é relaxar e aproveitar a orgia gastronômica e uma ida a um restaurante local vai ser uma experiência deliciosa.