Restaurante Garden Hotpot
Por: Daiana Freitas
Fotos: Imagem Cortesia de MUDA-Architects
Cada vez mais a natureza é valorizada na hora de conceber um projeto. Os arquitetos atuais buscam nos espaços externos a inspiração necessária para integrar arquitetura ao seu entorno. O mais novo exemplo dessa prática é o Restaurante Garden Hotpot, situado na cidade de Chengdu, no sudoeste da China. O clima quente da região tornou a cidade uma atração turística e com a demanda, foi criado o restaurante.
Com projeto assinado pelo escritório MUDA-Architects, o espaço conta com cerca de 1.800 m2 localizados no coração de uma floresta de eucaliptos e sobre um lago de lótus. Os arquitetos optaram por não criar nenhuma parede no espaço, para que a integração fosse completa com a área externa. Com a ideia de não interferir no terreno, o espaço ganhou forma orgânica, adaptando- se às condições do local.
No total, o edifício possui um perímetro de 290 metros, distribuídos sobre uma plataforma de madeira anticorrosiva. O telhado é feito com chapa de aço galvanizado que recebeu uma pintura branca fluorocarbonada que ganha destaque em meio à exuberância verde da floresta.
A experiência criada pela construção de um espaço gastronômico em meio à floresta e ao lago, é um convite romântico aos usuários desconectarem do mundo externo e aproveitarem a experiência de imersão à natureza.