Restaurante Gurumê
Espaço de comida japonesa “gourmet” no Rio de Janeiro
fotos: Leonardo Finotti
A comida japonesa realmente caiu no gosto dos brasileiros. Em muitas cidades brasileiras é comum existir restaurantes japoneses com sucesso de público. A arquitetura também é algo que na maioria das vezes faz o diferencial desses restaurantes, sempre com uma linguagem mais contemporânea e minimalista. Seguindo essa temática arquitetônica, a primeira loja do restaurante Gurumê foi aberta no Rio de Janeiro. O nome do restaurante é uma variação da palavra “gourmet”, e a ideia principal do projeto era transmitir esse conceito de sofisticação e simplicidade.
O projeto arquitetônico e de interiores é do escritório Bernardes Arquitetura e conta com cerca de 150m2 de área. O espaço é dividido em dois salões que resultaram em três ambientes com atmosferas distintas: o salão principal, um espaço mais intimista; e o tradicional sushi bar.
A transição entre os dois salões acontece por um túnel formado por uma sucessão de pórticos revestido em madeira cumaru. A ideia de trazer madeira, tons pasteis e iluminação cênica, garante uma atmosfera mais minimalista, porém, extremamente charmosa.