Revestir 2020
Por Karen Félix e Maira Rossi Archi[lab]
A pedido da Home Magazine o escritório Archi[lab] selecionou as principais tendências que marcaram os stands da feira Expo Revestir 2020, que completou 18 anos em sua maior edição.
Por Karen Félix e Maira Rossi Archi[lab]
A pedido da Home Magazine o escritório Archi[lab] selecionou as principais tendências que marcaram os stands da feira Expo Revestir 2020, que completou 18 anos em sua maior edição.
O evento aconteceu no Transamérica Expo Center, em São Paulo e reuniu um público de 55 mil profissionais entre revendedores de materiais de construção, arquitetos, designers de interiores e empresários do setor da construção civil. Mais de 200 expositores apresentaram suas coleções e lançamentos nos 40 mil m2 da feira e o volume de negócios superou as expectativas.
A Expo Revestir, que aconteceu no início de março, se consolida como a maior e mais importante feira sobre revestimentos e equipamentos para a construção civil da América Latina. A cada ano, a feira ganha mais força e nessa edição, mais expositores – entre nacionais e internacionais – trouxeram as novidades do setor. Impossível não se inspirar em meio a tantos lançamentos, discussões e profissionais da área.
Confira o que as arquitetas do escritório Archi[lab] encontraram de mais interessante por lá!
Conceito que vem sendo muito falado nos últimos tempos, o wabi sabi está ligado ao slow living, à apreciação do despojamento, do processo, e não do produto final.
Representando esta estética, que enfatiza o natural e o monocromático, os cimentícios aparecem com um aspecto mais natural e rústico, valorizando a imperfeição dos materiais.
Destaque para a primeira linha de louças da marca, assinada por Angelo Bucci, do SPBR Arquitetos.
Lurca
A marca apresentou a Coleção da Mata, com azulejos inspirados nos padrões e formas da Mata Atlântica. As peças misturam elementos orgânicos e geométricos com delicadeza
Natureza como fonte de inspiração
Na busca de reconectar as pessoas com o ambiente natural, o design biofílico vem sendo incorporado nos espaços construídos para resgatar nossa necessidade inata de nos associarmos à natureza. Se fosse para escolher uma única macrotendência, com certeza, seria a biofilia, que vem sendo muito presente no mercado nos últimos anos, com nomes variados: urban jungle, greenery, e claro, o design biofílico. Muitos fabricantes, alguns de forma mais abstrata e outros com referências diretas, buscaram inspiração na natureza para expor seus lançamentos.
Roca Cerâmica
Inspirado no mármore Verde Rajastan, a Série Topázio traz porcelanatos nos formatos 120x250cm e 120x120cm, que reproduzem todas as nuances e variações da pedra natural
Linha Cotto – nas cores Rosso ( avermelhada ) e Moss ( esverdeada ) – se aproxima da artesanal terracota
Contrariando a aposta da Pantone para o Classic Blue – que também aparece em alguns detalhes – a paleta verde foi evidência em vários formatos, seguida por matizes de cinza, azul, e terracota – os tons terrosos seguem em alta, enfatizando o contraste
de cores. Apontados como tendência e muito vistos na última edição da Cersaie, a maior feira de revestimentos do mundo, em Bolonha-Itália, os revestimentos verdes e avermelhados foram destaque de vários lançamentos.
Muitos lançamentos buscaram explorar e criar conexões com elementos do passado. Azulejos, pedras desgastadas, revestimentos de granilite e cerâmicas esmaltadas resgataram o vintage como forma de criar uma conexão com a memória afetiva das pessoas.
Berneck
Desenho em textura micro com ar retrô no padrão Terrazza
Arauco
Revestimento em MDF com estampa de granilite e composição de cores Lord – azul e Gaia (terracota)
Atlas
Azulejos em pequenos formatos e paleta de cores com pegada vintage