Rio receberá Congresso Mundial dos Arquitetos em 2020
Por: Aurélio Cardoso
Fotos: Divulgação/CAU-RJ
O Rio de Janeiro recebe pela primeira vez no ano que vem o Congresso Mundial de Arquitetos (UIA2020RIO), evento que é considerado o maior do ramo e deverá atrair 20 mil pessoas relacionadas a arquitetura, decoração e design. Com o tema “Todos os mundos. Um só mundo. Arquitetura 21”, o congresso é organizado pelo Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) e terá a solenidade de abertura no Maracanãzinho.
Os principais eventos serão promovidos na Zona Portuária do Rio, no Palácio Gustavo Capanema e no Museu de Arte Moderna, no centro do Rio. No início do ano, a Cidade do Rio recebeu o título de Capital Mundial da Arquitetura, pela Unesco.
Ao anunciar o Congresso Mundial para o Rio, o governador Wilson Witzel destacou que o evento pode trazer mais visitantes para a capital e para o interior. “Temos a meta de chegar a 2020 recebendo 5 milhões de turistas. Como vamos conseguir? Vamos fazer a divulgação do Rio de Janeiro, abrindo escritórios internacionais”, explicou o governador, afirmando que os primeiros serão em Orlando e Miami.
Capital da arquitetura – O Rio é a primeira cidade do mundo a receber o título de Capital Mundial da Arquitetura da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco) e União Internacional dos Arquitetos. O Rio venceu concorrentes de peso para sediar o evento: derrotou Paris e Melbourne. Por isso, a partir de março, uma série grupos de trabalhos vai discutir o papel da arquitetura para melhorar a vida dos cidadãos. Temas como sustentabilidade, eficiência energética, saneamento e infraestrutura pública serão discutidos.