Sintonia Perfeita
Projeto: Roca Arquitetura
Fotos: Kiko Sierich
Diferentemente do que a maioria pensa, uma casa moderna não é sinônimo de uma estética contemporânea. Uma construção moderna segue os princípios do modernismo. Esta casa moderna, sofisticada e totalmente integrada, foi projetada pelo escritório Roca Arquitetura, e aproveita a metragem de 370m2 para explorar espaços de convívio da melhor forma.
As fachadas minimalistas ganham linhas retas e definem toda estrutura da casa, possibilitando desta forma que os espaços se integrem em perfeita sintonia. O escritório, além de desenvolver os projetos, foi responsável por todo processo construtivo e realizou o gerenciamento da obra, para garantir o resultado que o cliente buscava.
O arquiteto Rafael Cardoso, responsável pelo projeto arquitetônico, explica que o conceito das linhas retas, os grandes vãos e as dimensões confortáveis de todos os ambientes, integram a linguagem enxuta e sofisticada do estilo modernista. Consagrado no início do século 20, o estilo foi fonte de inspiração para a idealização deste projeto. Toda em madeira maciça, a porta de entrada convida ao usuário desfrutar desta residência. Em seguida, a linda escada solta num pé direito duplo, marcado com elementos retos, cumpre uma função estrutural, compondo todas as fachadas, caracterizando um estilo próprio e marcante nesta residência.
O uso de laje protendida maciça possibilitou a existência de vãos maiores, além de grandes balanços, o que permite deixar a laje aparente em boa parte da casa. Esse conjunto reforça o estilo moderno e destaca ainda mais o projeto inovador.
A arquiteta Sussiane Cardoso idealizou o projeto de interiores e a especificação de todos os materiais e parte luminotécnica. Tudo para garantir a conciliação dos projetos arquitetônico e de interiores, com objetivo de obter um resultado que acompanha o estilo que é um diferencial do escritório.
Os materiais escolhidos valorizam a forma que se destaca em condomínio de luxo, envolvendo o concreto aparente e as linhas retas da arquitetura da casa. Os revestimentos sóbrios remetem à natureza.
O vidro e a madeira foram escolhas tanto para o exterior, como para o interior da residência. “Os revestimentos e o desenho de mobiliário, conversam com a arquitetura da casa. Não existe excesso de materiais, o que proporciona um ambiente aconchegante e muito sofisticado. Todos os detalhes são pensados junto com o processo de criação do projeto arquitetônico, o que permite um desenho limpo, permitindo a integração dos ambientes e da arquitetura”, afirma a arquiteta.