Verticalidade
Por Ninha Chiozzini Arquitetura
Fotos: Jefferson Ohara
O escritório Ninha Chiozzini Arquitetura foi convidado para fazer o projeto de acesso social do edifício Mirai, localizado numa das melhores regiões de Maringá. Apesar do edifício já estar pronto, a equipe chefiada pela arquiteta Ninha Chiozzini prontamente aceitou o desafio.
O resultado foi um projeto inovador, que deu um impacto visual ao visitante do renomado edifício. A especialista teve que manter piso e gesso existentes no local.
No caso do gesso, a proposta foi alterar alguns rebaixos e refazer todo o projeto luminotécnico. Desde o início, a proposta do projeto foi valorizar o pé direito duplo, criando elementos verticais que transmitissem impacto visual. Poucos – e bons – materiais de revestimentos foram selecionados: madeira na cor mel, tijolo rústico de travertino, mármore travertino romano e a textura com leve brilho, além da parede vertical com plantas permanentes. Este último detalhe respeitou o fato de ali ser uma área sem iluminação e ventilação.
O resultado foi um hall com impacto visual, verticalidade e imponência, mantendo as características que são traços marcantes do escritório, como atemporalidade, discrição, elementos naturais e um clima chique e despojado.